Configurações

Como autenticar o Gmail no sistema

03/10/2024 by Tiago Ferreira

A autenticação do seu e-mail é um passo fundamental para que você possa realizar diversas operações no sistema, como enviar propostas de forma segura e eficiente. Além disso, ao autenticar seu e-mail, você melhora as chances de que suas mensagens cheguem ao destino desejado, já que provedores de e-mail consideram esses envios mais confiáveis, reduzindo a possibilidade de serem marcados como spam.

Pronto para começar? Vamos juntos configurar a autenticação do seu e-mail!

Siga os passos abaixo:

  • No canto superior direito do sistema, clique no botão “Atalhos”, e, em seguida, em “Usuários do Sistema”:

  • Agora, localize na lista o usuário que você deseja autenticar. Assim que encontrá-lo, clique no botão “Configurar E-mail” (representado pela seta azul), como mostrado na imagem a seguir:

  • Em seguida, clique na opção “SMTP PRÓPRIO”:

  • Na próxima tela, vá até “Provedor” e selecione a opção “Gmail (GSUITE)”:

Importante: Após selecioná-lo, não avance o preenchimento dos outros campos ainda! Mantenha essa tela em aberto enquanto realizamos algumas configurações diretamente no Gmail. Em breve, retornaremos à ela.

 

Para continuar, vamos precisar acessar as configurações do Gmail do e-mail que está sendo autenticado.

 

  • Com o e-mail aberto, clique no ícone do perfil, e, em seguida, no botão “Gerenciar sua Conta do Google”, conforme indicado na imagem:

  • No menu lateral, clique na opção “Segurança”:

  • Em seguida, localize na página a seção “Como você faz login no Google”, e, logo depois, clique na opção “Verificação em duas etapas”:

  • Na próxima tela, ative a verificação em duas etapas de acordo com sua preferência. Você pode, por exemplo, adicionar o número de telefone do usuário que está autenticando o e-mail:

Importante: Caso você opte por inserir um número de telefone, o Google enviará um código de verificação para ele.

Após a realização do procedimento acima, a verificação em duas etapas estará ativa. Retorne para o menu de “Segurança”, para avançarmos.

  • A partir do menu de “Segurança”, digite na barra de pesquisa “Senhas de App”, e clique na opção indicada abaixo ou aqui:

 

  • Na tela a seguir, a plataforma do Google lhe solicitará que informe o nome do aplicativo para o qual deseja criar a senha. Digite “MeEventos”, e, em seguida, clique em “Criar”, conforme a imagem abaixo:

  • Na próxima etapa, a plataforma do Google informará a senha gerada automaticamente para o acesso ao aplicativo. Você deverá copiá-la para o próximo passo antes de clicar em “Concluído”.

Importante: A senha de aplicativo gerada nessa página é destinada exclusivamente à autenticação do e-mail. Essa senha não altera, nem modifica, a senha de acesso padrão.

  • Retorne ao sistema, e no campo “Senha”, cole a sequência que copiou no passo acima:

Importante: A “Porta Servidor” deverá ser “465” e o “Tipo de Conexão” deverá ser “SSL”, porém, o sistema já atribui essas configruações de forma automática (de acordo com o provedor).

  • Em seguida, clique em "Testar e Salvar". O sistema realizará um teste para verificar a configuração e, se tudo estiver correto, você receberá uma mensagem confirmando que o e-mail foi autenticado com sucesso.

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